Gigantopithecus

O Gigantopithecus é um macaco gigante, mamífero e herbívoro extremamente raro, só vive na Redwood, mas mesmo nesse bioma ele é uma raridade, no mapa do ARK que mostra onde ele vive, a única área que ele vive está em vermelho, ou seja, uma raridade. Se encontra nos mapas Valguero, The Island, The Center, Crystal Islands e no Aberration. Pode ser imobilizado por armadilhas de urso e pela bola e pode ser carregado por: Megalossauro, Argentavis, Quetzal, Dragão, Tusoteuthis e Karkinos. Pode danificar estruturas de Palha e Madeira, porém não danifica de pedra e metal, as vezes pode também ser encontrados em praias, perto de rios e montanhas. O Mesopithecus é relativamente pacífico, porém se o sobrevivente chegar muito perto ou agredir ele, ele irá atacar. Um Gigantopithecus domesticado é um ótimo coletor de frutos e pode ser treinado para coletar grandes quantidades de fibra, muitos sobreviventes que tem um Gigantopithecus em sua base também usam ele para subir em rochas altas e penhascos, pois essa criatura é muito brincalhona após domesticada e gosta de jogar para o alto a criatura ou sobrevivente que está segurando, sua coloração varia de ruivo até preto.