Começando

De ARK: Survival Evolved Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Começando

"Como um homem ou uma mulher largado pelado, congelando e morrendo de fome nas praias de uma ilha misteriosa chamada ARK, você deve caçar, coletar recursos, fabricar itens, cultivar alimentos, pesquisar tecnologias e construir abrigos com os elementos disponíveis.Use sua esperteza e recursos para matar ou domar os dinossauros e outras criaturas primitivas que caminham pelas terras, e forme equipes com eles ou use como presas para centenas de outros jogadores para sobreviver, dominar... e escapar!"

Aqui você encontra o link para a página Steam, para assim poder começar sua jornada através de ARK.

No começo de sua jornada você não conta com nada além dos seus punhos e sua perspicácia para sobreviver às criaturas que estarão lhe caçando. A seguir você encontra uma lista com algumas dicas para lhe ajudar a começar:

Conteúdo:

   1 Criando o personagem e sua desova (lugar onde ele nascerá)
   2 Recém desovado
   3 Seu primeiro Level Up (subida de nível)
   4 As ferramentas para sobreviver
   5 Criando Ferramentas
   6 Hidratação
   7 Fome
   8 Lutas
   9 Servidores Dedicados
   10 Guias Steam
   11 Mudanças de versões

1 Criando o personagem e sua desova (lugar onde ele nascerá)

A criação de um novo personagem irá deletar todos os personagens já existentes que você tenha nesse mesmo servidor, removendo-o de todas as tribos e fazendo você perder todas as suas propriedades e posses no jogo. Então tenha cuidado com essa opção!

Quando você for desovado inicialmente em ARK, você deve criar um personagem. A criação deste personagem é apenas cosmética, não interferindo em benefícios ou melhorias para você ao alterar tamanhos de partes do corpo. O tamanho do corpo somente te afetará se você for muito alto, pois sua cabeça será mais alta que o topo das construções e isso o deixará exposto. É melhor portanto fazer um personagem pequeno, que será menos visível. Mas o bloqueio corporal (prevenir que alguém que empurre) é mais fácil com personagens maiores.

Uma vez que você tenha personalizado a aparência do seu personagem, você pode nomeá-lo. Esse nome será exibido para os outros jogadores que se aproximarem de você ou em qualquer canal de chat. A aparência do seu personagem, uma vez feita, não pode ser alterada, a menos que você crie um personagem novo.

Uma vez que criado seu personagem, você verá alguns pontos de desova (nascimento) para escolher em que local quer começar. geralmente é recomendável a desova nas localizações do Sul. Esses locais são mais seguros, enquanto as regiões do norte tem criaturas mais perigosas e que ficam junto as praias, como Raptores, Tigres Dentes de Sabre e Argentavis. Entretanto, é totalmente possível que você escolha um local qualquer de desova e seja imediatamente morto por uma criatura selvagem. Neste caso, você deve simplesmente selecionar começar de novo!

2 Recém desovado

Bem vindo as praias selvagens de ARK. Uma vez desovado, sua primeira prioridade deve ser fabricar uma picareta. Para criar a picareta, você vai precisar de 1 pedra, 1 madeira e 10 palhas. Você irá encontrar uma grande quantidade de pedras pelo chão das praias de ARK, Procure no chão por pedras cinzas e pega com a tecla de uso (tecla padrão "E") quando estiver sobre elas para pega-las.

Para pegar Madeira e Palha, bata em uma árvore com seus punhos repetidamente. Bater em árvores com suas mãos vai fazer você perder um pouco de vida, então você só irá fazer isso até conseguir 1 madeira e 10 palhas. Você pode acessar seu menu de criação, usando a tecla de criação (tecla padrão "V"). Isso irá lhe mostrar todas as receitas que você já aprendeu e quais os materiais necessários para faze-los. Apenas se lembre que uma picareta e o machado de pedra podem coletar mais madeira ou palha, dependendo de qual você utiliza.

Assim que você conseguir juntar todo o material para criar sua primeira picareta, aperte a tecla de inventário (tecla padrão "I") para acessar o seu inventário e colocar sua nova ferramenta na sua barra de ação no fim da tela. Você poderá então apertar o número correspondente no seu teclado para usar essa ferramenta.

Preste atenção e tome cuidado com animais. Você não verá animais grandes como um Tiranossauro, mas você encontrará uma variedade de animais selvagens nas praias. Ignore-os até que você consiga matá-los com alguma arma. Dodos são presas fáceis e alguns poucos já serão o suficiente. Poucos predadores nascem nas praias, mas fique atento com o Dilophosaurus. Eles podem matar um iniciante facilmente com um conjunto de golpes vorazes. Se mantenha atento a você e ao ambiente por enquanto. Evite todos os confrontos até você aprender todos os comandos básicos do jogo.

3 Seu primeiro Level Up (subida de nível)

No momento em que você criou sua primeira picareta de pedra, provavelmente recebeu uma mensagem de que subiu de nível, pois requer apenas 5 de experiência para subir de nível. Você pode até ter perdido este momento, mas uma mensagem aparecerá no topo da tela te lembrando. O aumento de nível é uma parte essencial da sobrevivência. Você será capaz de melhorar as estatísticas do seu personagem, bem como ganhar Engrams para aprender as receitas que poderá construir.

Para utilizar os pontos ganhos ao subir de nível, entre em seu inventário (tecla padrão "I") e você poderá pressionar o botão + ao lado de uma de suas estatísticas para aumentar o valor dela. Veja a seção Atributos para mais informações sobre o nivelamento. De um modo geral, nunca é uma má ideia colocar alguns pontos em sua saúde! As ferramentas da sobrevivência

Depois de aumentar uma das suas estatísticas, você será levado ao menu de Engram para gastar pontos para desbloquear novos Engrams. Uma Machadinha de Pedra e uma Fogueira são essenciais para sua sobrevivência. Lanças causam uma boa quantidade de dano, mas quebram facilmente. Agora que você tem a sua Machadinha de Pedra aprendida, é mais fácil reunir Sílex e Pedra de pequenos grupos de pedra ou grandes rochas. Você também pode usá-lo para obter Madeira e Palha de árvores sem sofrer danos. Reúna os 1 Sílex, 1 Madeira e 10 Palhas necessários para criar uma Machadinha de Pedra.

Depois de ter criado o sua Machadinha de Pedra e sua Picareta de Pedra, você terá seus dois melhores amigos durante a sua vida na Arca! A Machadinha de Pedra reunirá Madeira, Pedra e Peles em maiores quantidades, enquanto a Picareta de Pedra reunirá mais Palha, Sílex e Carne Crua. Esta informação é essencial quando se inicia e procura recursos específicos.

Neste ponto, as chances são de que a hidratação do seu personagem está ficando baixa e está começando a ficar com fome também. Estas duas estatísticas diminuem gradualmente enquanto você corre e luta e precisam ser mantidas em todos os momentos. Para reabastecer seu nível de hidratação, basta entrar na água e submergir-se por alguns segundos e sair ou parar próximo a água e apertar a tecla de uso (tecla padrão "E"). Para saciar a fome, basta coma. Você pode se perguntar: Como eu como? Essa é uma ótima pergunta. Enquanto você pode pegar pedra pressionando a tecla de uso, você também pode correr em grama alta e samambaias para pegar várias frutas e fibras. Se você equipou uma Machadinha ou Picareta, deverá guardá-la antes de coletar bagas ou fibras, pressionando a tecla de alternância do item (padrão Q). A fibra é essencial mais tarde e as bagas podem ser sua fonte de alimento inicial.

Não coma Narcoberries e Stimberries! Narcoberries são vitais para domar o seu primeiro dinossauro, e vai mantê-lo dormindo, enquanto Stimberries desidrata você, mas o impede de ser nocauteado, o que pode ser útil em várias situações. Para comer bagas silvestres, basta colocá-las na sua barra de atalho e clicar na tecla de atalho que representa, ou clicar nelas no seu inventário e clicar em Usar Item. As bagas preenchem a fome em 1 ponto cada, então você vai querer ter bastante em seu inventário até obter alguma carne.

A temperatura desempenha um papel na velocidade em que esses níveis caem, então fique de olho na temperatura dos personagens! Frio e Congelamento diminuem seu nível de alimento mais rápido, enquanto que o Calor e a Hipertermia causam desidratação muito mais rapidamente. Use uma tocha ou fogueira, ou até mesmo os dois para elevar a sua temperatura no frio, e entre na água um pouco para combater o calor.

Uma vez que você tenha uma grande quantidade de bagas, vamos caçar para comer carne! A melhor maneira de começar a obter carne é entrando na água ao longo da praia e matando Coels, ou encontrando Dodos ao longo da praia e matando-os. Lembre-se que a Picareta dá carne, e a Machadinha dá Pele! Uma vez que você tenha sua carne e suas peles, construa uma fogueira e coloque um pouco de madeira ou palha para começar a cozinhar sua carne. Simplesmente arraste sua carne e o combustível para o fogo e acenda-a. Cozinhe uma boa quantidade de carne para durar algum tempo para que você possa começar a ir para o interior e construir uma base, ou construir uma ao longo da costa. Uma vez que você atingiu o nível 5, você é capaz de aprender a receita de um Odre d'água. Uma vez que isso tenha sido aprendido, faça 2 ou mais odres d'água. Estes são ótimos para manter a hidratação quando longe da água e são essenciais para sobreviver. No entanto, eles perdem uma pequena quantidade de água ao longo do tempo, mas isso não é muito preocupante.

Agora que você sabe como comer, beber e caçar, é hora de aprender sobre domar! A domesticação é simples, mas dependendo do tipo de dinossauro e seu nível, pode variar no tempo que leva. Para domar uma criatura, deixe-a inconsciente (usando seus punhos ou estilingue[aprendido ao subir de nível]), e ao nocautear o dinossauro, acessar seu inventário . Uma vez acessado, colocar bagas ou carne, dependendo se é um herbívoro ou carnívoro e deixá-los em seu inventário. Como você poderá perceber, a barra de doma da criatura aumentará sempre que ela comer automaticamente a comida do inventário. Dependendo da Eficácia do processo de doma, os níveis do dino aumentarão em uma quantidade variada, quanto maior a saúde do dinossauro.

Agora que você está equipado com os fundamentos e conhecimentos básicos de sobrevivência, vá e construa uma base, explore o jogo e divirta-se. Boa sorte, sobrevivente! Fazendo Ferramentas

  O primeiro passo é fazer Ferramentas. Para isso, você precisará de alguns recursos básicos. Você começa com o Engram para Picareta de Pedra. Para obter os recursos para criar essa ferramenta, comece a bater nas árvores para reunir Madeira (Cuidado, isso causa danos ao seu personagem). Para obter Pedra, você pode caminhar pela praia e encontrá-la por perto. Certifique-se de ter seus punhos equipados e simplesmente pressione "E" para pegar a pedra. Em seguida, colher pequenas plantas e bambu para fibra (você também deve obter bagas para comer fazendo isso). Depois de ter recursos suficientes, você pode criar sua Picareta de Pedra. Agora você tem uma ferramenta para começar a reunir recursos sem se machucar. Certifique-se de ler todas as descrições de itens, pois algumas ferramentas são melhores para reunir recursos específicos do que outras. Sempre tenha materiais suficientes para reparar suas ferramentas e, quando elas quebrarem, use a tecla de atalho à qual estão conectadas. Este processo é bastante rápido, por isso não é realmente necessário fazer várias ferramentas.

Hidratação

   Manter-se hidratado é essencial para a sua sobrevivência na ARK. Para fazer isso, simplesmente submerja seu corpo na água e você vai beber! Se você quiser encher uma garrafa de algum tipo, vá em direção a uma massa de água, coloque a garrafa em sua barra de atalhos, então pressione o número correspondente à garrafa e ela será preenchida com água(pressione a mesma tecla para beber a água) quando preenchido.
  Seu medidor de hidratação irá encher e permanecer cheio quando estiver chovendo.
   A sede diminui constantemente com o tempo, mas diminui mais rapidamente quando você regenera a resistência.
  O efeito de status "Quente" aumenta o consumo de água.

Fome

  Ficar saciado é necessário para sobreviver na ARK. As bagas recolhidas podem ser comidas, e os animais caçados podem ser bastante satisfatórios. Basta colocar o alimento desejado em sua barra de atalhos, pressione o número correspondente, e você poderá comer qualquer coisa que considere adequado (incluindo algumas opções não tão graciosas).
   Seu medidor de fome se enche enquanto você come e esgota à medida que você se esforça. Sobreviver é fundamental, a fome é a morte.
   A fome diminui constantemente com o tempo, mas diminui mais rapidamente quando você regenera a resistência.
   O efeito do status "Frio" aumenta o consumo de alimentos.

Combate

   Uma vez que você tenha o engrama da lança, crie um par de lanças e lute com alguns Dilos, pois eles lhe darão alguma experiência de combate. Você terá que aprender a se esquivar pois eles têm um ataque de cuspir veneno que cega você e reduz drasticamente a sua velocidade de movimento.
   Usar a paisagem em seu benefício é um aspecto extremamente importante ao lutar contra os Dinos, pois eles te dão vantagem tanto em lutar quanto em domar. 
   O manuseio básico de armas é muito importante, pois você notará que o Machado de Pedra e o ataque da lança têm alcances diferentes, quanto maior a distância entre você e os dinos, mais seguro será.
   Mantenha sempre um olho em sua resistência e barras de saúde, como você não será capaz de executar ações quando a resistência é esgotada e quando sua saúde estiver bastante baixa, você terá o status de ferido e se moverá lentamente. Se isso acontecer durante uma luta difícil, suas chances de sucesso serão muito baixas. Sempre equipe a comida em sua barra de atalhos, já que esta é a maneira mais fácil de recuperar alguma saúde.

Servidores dedicados

Informações sobre como configurar um servidor dedicado: Guias do Steam de Configuração do Servidor Dedicado

O Steam oferece um excelente recurso para muitos jogos, onde os membros da comunidade podem criar guias para o público. ARK: Survival Evolved tem a sorte de ter uma comunidade que está criando regularmente mais guias e melhorando os existentes. Um guia atualmente popular, destinado a iniciantes é chamado ARK: A Beginner's Guide e detalha muitas áreas cobertas neste wiki e muito mais. Visite a seção Guias do Steam para saber mais.

Version Changes Todas as notas de patch podem ser encontradas em Notas de Patch.